sábado, 24 de março de 2012

Diagrama de Atividades - QUESTÃO 1


QUESTÃO 1 - Leia interprete a descrição do caso de uso abaixo e complemente a sua especificação através de um Diagrama de Atividades:

Projeto: Controle de Cursos
Nome: Manter Aluno
Descrição: Este caso de uso permite a inclusão, exclusão, alteração e consulta de alunos, pela atendente
Ator: Atendente
Pré-condição: A atendente deverá estar devidamente identificada pelo sistema
Fluxo Principal:

1. A Atendente informa o código do aluno [A1]
2. A Atendente solicita a busca
3. O sistema pesquisa os dados do aluno
4. O sistema exibe os dados do aluno [A2]
5. A Atendente edita os dados do aluno [A3]
6. A Atendente solicita a gravação dos dados
7. O sistema valida os dados informados
8. O sistema grava os dados do aluno [A4]
9. Fim do caso de uso

Fluxos Alternativos:

A1. Novo Aluno
1. A Atendente solicita a inclusão de um novo aluno
2. O sistema solicita os dados do novo aluno
3. A Atendente informa os dados do aluno
4. Vai para o passo 6 do fluxo principal

A2. Aluno não encontrado
1. O sistema informa a situação à atendente
2. Vai para o passo 1 do Fluxo Principal

A3. Exclusão de Aluno
1. Atendente solicita exclusão do aluno
2. O sistema solicita confirmação da exclusão
3. [se confirmação positiva] Sistema exclui aluno
4. Vai para o passo 9 do fluxo principal

A4. Dados inválidos
1. Se algum dado do aluno estiver em desacordo com as regras de validações e restrições, o sistema informa situação à Atendente.
2. Vai para o passo 5 do fluxo principal

Pós-condições: Os dados são incluídos, alterados ou excluídos conforme solicitação do aluno

Restrições e Validações: 1. Nenhum campo poderá ser deixado em branco
2. O campo CPF deverá ser preenchido somente com números
3. O ano de nascimento deverá ser informado com 4 dígitos


Resposta:


Observem que usei raias. Poderia não ter usado, mas assim ficou bem mais explicado, permitindo que a atividade represente as atividades responsáveis do atendente e do sistema.

Boa sorte e bons estudos.
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário